Adivinhações – Cultura popular – Folclore

O QUE É, O QUE É?

” Pode ser grossa ou bem fina. Anda sempre passo a passo. Existe de corpo inteiro. Mas tem nome de pedaço.  (A meia)

” Altas varandas. Formosas janelas. Que abrem e fecham. Sem ninguém morar nelas”. (Os olhos)

“Não me queria possuir. Não me permita crescer. Porque se não me matar. A você eu matarei”. (A fome)

“Fala e não tem boca. Anda e não tem perna”.  (A carta)

“Chama os ricos, saúda os mortos, fala grosso, fala fino, mora alto e nunca desce” (O sino)

“Verde foi meu nascimento. Mas de luto me cobri. Pra dar gosto ao mundo. Em fumaça me sumi”. (O fumo)

“São dois irmãos irmanados. Ela morre cantando. ele morre queimado’.  (A cigarra e o Cigarro)

“O que é que cai em pé e corre deitado”   (chuva)

 “O Rato roeu a roupa do rei de Roma.Quantos erres tem nisso”
(Nenhum afinal a palavra “nisso” não tem erre.)

 “Quanto mais se tira mais se tem” (Fotografia.)

“Na água nasci, na água me criei, mas se me jogarem na água, na água morrerei.Quem sou eu?   ( O sal.)

“O que é que na mesa você corta com a mão”  ( O baralho.)

 “O que é o que é: é filho do seu pai, é filho da sua mãe, não é seu irmão, nem sua irmã”   (Você mesmo!)

“Um homem está montando um presépio do nascimento de Jesus, uma mulher se aproxima e pergunta o nome dele, ele diz que o seu nome está naquilo que ele está fazendo.Qual é onome dele”  (Armando Nascimento De Jesus)

“O que tem asa mais não voa, tem bico mais não pica, tem chapéu mais não tem cabeça”  (A chaleira.)

“Tem cabeça, tem dente e tem barba, não é bicho nem é gente”  (Alho.)

“Que pesa mais no mundo”  (A balança)

“Sobe pra riba, parece nuvem. Fica nas nuvens, mas não é nuvem’ (A Fumaça))

 “Não tem pé e corre, tem leito e não dorme, quando pára, morre”  (Rio.)

“Lambido, lambido e atrás metido” (A linha e agulha.)

“Tem coroa, mas não é rei, tem escamas mas não é peixe” (Abacaxi.)

“São irmãs: cada uma tem seu quarto, cada uma delas tem sua meia. Mas nenhuma delas tem sapato. Quem são”

( as horas)  

 “Nasci. demorei a crescer. Sei te chamar. só não sei responder” (O chifre do boi)

 

“Um velho muito velhinho. anda mais pelo mato do que pelo caminho” (O fogo)

 

“Um vai, outro vem. Um passa pelo outro. E quando pára. O outro para também” (Os pés)

 

77 comentários sobre “Adivinhações – Cultura popular – Folclore

Deixe uma resposta

